terça-feira, 25 de novembro de 2008

Entrevistas




Segundo o Diccionário de Língua Portuguesa da Porto Editora:
entrevistar, v. colher opiniões ou declarações de alguém, para publicar na imprensa.


Sendo assim, porque é que esta senhora quando "entrevista" alguém, não deixa o entrevistado falar? Porque carga de água devo eu ouvir as suas opiniões, numa "entrevista"? E porquê tantas interrupções? A senhora é jornalista ou comentadora?

Habituado como fui a ver jornalistas a sério conduzirem entrevistas em que se falava de tudo, com calma, ponderação, com respeito, faz-me muita confusão ver uma pessoa passar 30, 40, 45 minutos a falar mais alto que o convidado, a interromper, a opinar e a não deixar os espectadores ficarem esclarecidos.

Comigo, à primeira interrupção calava-me. Quando a "entrevistadora" se apercebesse de que estava calado (10 minutos depois), responderia algo como isto:
"Quando um burro fala, o outro baixa as orelhas"
Acto continúo, abandonava a "entrevista".
Mas, eu não sou ninguém e nunca serei "entrevistado" por tão distinta "jornalista"... E quem ficava com a fama de mau feitio era eu. Ficava com a fama e o proveito!!!

A senhora "jornalista" que veja aquelas entrevistas na SIC Notícias, conduzidas pelos jornalistas da BBC para ver se aprende. Se não quiser ver na concorrência que as veja na origem. Mas, já agora espreite uma entrevista feita pelo Mário Crespo. Pode ser que aprenda, nem que seja a falar num tom civilizado. Não custa nada e o espectador agradece...

1 comentário:

asperezas disse...

Alexandre, para mim, a Tutite Te Touta tem um trotlema te tictão, tertão, ticção, ai perdão, dicção por pensar a 200 à hora e pensar que todos podem ser assim, sobretudo num espaço honrado (rolleyes) e e promocionalmente caro como é a televisão...
Porém os chefes ta Tutite, esquecem que ali, praticamente só falam para as paredes e para quem não tem internet...