sábado, 28 de fevereiro de 2009

105 anos de Glória







Por muito que custe a alguns, este é o único clube português de dimensão mundial. Desde os seus primórdios, que foi o clube do povo, dirigido democraticamente, mesmo em tempos de ditadura e onde, ao contrário de outras colectividadezitas, se pode falar à vontade sem medo de papões ou papas.


Em 105 anos, muitos atletas serviram este clube exemplarmente. Recordo aqui os nomes de Eusébio, Francisco Lázaro, Espírito Santo e de Carlos Lisboa. Mais nomes podiam ser trazidos à liça, mas estes chegam para ilustrar o que é o Glorioso. Que tem sempre a capacidade de dar a volta por cima. Desde uma colectividadezeca que, para ter futebol foi buscar grande parte dos atletas do Benfica, à fase da casa às costas, à construção do Estádio com os adeptos a doarem dinheiro sacos de cimento, trabalho, tudo o que podiam, às inúmeras conquistas, às gestões ruinosas, a tudo o Benfica vai sobrevivendo. Também sobreviverá a esta fase em que uns quantos energúmenos corruptos, fazem por dominar o desporto, principalmente o futebol. O Benfica é melhor que todos eles. Basta aliás ver e ouvir o debitar de fel com que constantemente somos brindados por esses estádios e campos fora. Mas que só nos fortalecem. Afinal, só nos atinge quem nós deixamos e não é qualquer merda que nos atinge.


A propósito de aniversários e de datas, lembro que o mais antigo clube português é a Naval 1º de Maio da Figueira da Foz. Há para aí uma trampa qualquer que se auto-intitula de mais antiga mas, como em quase tudo o que fazem, chegaram a um número fraudulento. Recordo-me de, numa Assembleia Geral nos anos 70/80, o pianista Rui Guedes (o do Toppo Giggio) ter apresentado uma "pesquisa" que dizia que um qualquer clube de dança ou de meninas ou de xadrez, tinha estado na génese da tal agremiação de energúmenos (quase todos, conheço 2 ou 3 que não o são). Posta a votação, a nova "idade" foi aprovada e acrescentaram-se uns aninhos à criança. Curiosamente, um dos votos contra essa nova data foi de um dos sócios mais famosos e influentes desse bando de marginais. Quem??? Esse mesmo, o Sr. dos gazes!



Mas chega de falar em porcaria, vamos beber um copo á saúde do GLORIOSO.



VIVA O BENFICA!

2 comentários:

Unknown disse...

Fez-te bem teres ido,pela mão do teu padrinho, para a secção de automobilismo do SLB, quando toda a familia lagarteira te andava a baralhar, para que fosses mais um deles. Fintaste-os a todos eheh. SLB SLB.....
Abraços GLORIOSOS
Paulo

Admin disse...

único quê?!

lololololololololololololololo