segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Claques, sim ou não?





Depois da notícia do fim de semana, mais se reforça em mim a ideia que as claques não devem existir no futebol. Pelo menos, na forma que agora têm.

Não lhes vou chamar nomes (só aos SD's), nem dizer que são todos maus, mas a funcionarem assim, não as quero no futebol. Recordo confrontos entre claques do mesmo clube, quer verbais, quer físicos, ameaças várias, etc. Recordo os avisos, internos e externos acerca de infiltrações das claques por grupos extremistas, o historial de violência e principalmente o triste caso do very light na final da Taça de Portugal, em que faleceu um adepto, que ali estava para ver jogar o seu clube.


Quando vou à bola, tento sempre ficar o mais longe possível dessa malta, para não me envolver em confusões. Se vou ao futebol é para ver um jogo, bem ou mal jogado dependendo de quem jogue. E, já agora para ver ganhar o Glorioso ou o Olhanense... Raramente acho piada às bocas, cânticos ou provocações vindas das claques e uma coisa que me chateia são os cânticos que comecem por filhos desta ou daquela. Não gosto. Abro duas excepções:

1- Há 2 anos no Torneio do Guadiana, os lagartos ganharam ao Glorioso. Como é sabido, para eles é uma festa (e para nós o inverso também). Como a claque do Benfica estava calada, começaram eles (com o resultado em 3-0) a puxar pelo Benfica no gozo. Apesar de estar chateado por perder e por causa de um energúmeno que estava ao meu lado, achei piada à provocação.

2- Estádio da lagartagem, há uns anos (3/4?): um pano com os dizeres "Estou no WC, liga mais tarde". Fartei-me de rir, porque aqueles estádios não têm piada nenhuma, parecem mesmo um WC! E nesse dia ganhámos!!!


Concluindo, acabem com as claques. O pessoal que vai ver os jogos consegue puxar pela equipa, mesmo "desorganizado".


Espero é ver investigadas TODAS as claques, até aquelas que têm passado incólumes a desacatos vários...



Adenda: o Tasqueiro, tem uma promessa feita: em Maio, se tudo correr bem, faz uma tatuagem com uma ave linda de morrer, esta:

Sem comentários: