Com Jesus, o céu é (será?) o limite. O Benfica europeu renasce e causa azia a muita gentinha mal formada... Moderadamente optimista, digo que mesmo sem querer muito, arriscamo-nos a ir a Hamburgo discutir o caneco.
Depois? Uma final é para ganhar!
Vejo a 1ª parte do jogo no Restaurante do peixe assado (A Lota), diante de um carapau grande fresquíssimo. Na mesa ao lado, uma espécie de tia, acompanhantes e prole.
Golo do Liverpool:Ai, estúpidos! Repetição do golo: Tá armado em bom... (filha) Expulsão: Arruaceiro, estupor!
Gente fina é outra coisa...
Eu, optei por vir ver a remontada para casa. A bem da minha sanidade mental. Falando em remontadas, não era o Benfica que não conseguia virar jogos????
De vez em quando, aqui na Tasca, lembro alguma efeméride. É o caso que se segue:
FAZ HOJE ANOS QUE......
Fez hoje (07/01) 25 anos que morreu um artista como poucos houveram em Portugal. No meio de tantas loas à alimária, quero aqui recordar que o tão gabado Zé do Boné era uma criatura famosa pelos ditos, porcos quase todos, e por pouco mais que isso. Rezam as crónicas que era um excelente jogador, mas como treinador e condutor de homens, era MUITO sobrevalorizado. Recordo aqui uma faixa com que o Mancini foi brindado em Roma pelos adeptos da Lázio, após a mudança para o Inter. A frase, assenta que nem uma luva no Zé do Boné. Penso até que lhe assenta melhor que ao Mancini: "Un grande giocatore, un buon allenatore ma un uomo di merda..."
Tratando-se de quem foi, nem vou conspurcar este meu cantinho como uma foto da personagem.
E gostaria de lembrar à Mãe Natureza que, dos seguidores do Zé do Boné, falta levar quase todos. Só o Morais é que já marchou. Faltam uns quantos, a começar pelo discípulo nº1 que, aos 72 anos, já deve.......... 72 anos à cova!!!
Manda a tradição que, após mais um ano, se escolham os acontecimentos mais marcantes do mesmo. Nalguns casos faz-se uma resenha, noutros dão-se prémios. Este ano, decidi atribuir prémios a quem se destacou (mal ou bem) no ano transacto. A escolha é minha, bem como o critério.
Ei-los então:
Política Nacional Melhor: Não houve. Pior: Quase todos. Começando no Sócras que até na mensagem de Natal mentiu aos portugueses.
Política Internacional Melhor: Lula da Silva- apesar das desigualdades ainda existentes, o Brasil está muito melhor e isso deve-se ao seu presidente.
Desporto Nacional Futebol Jogador: Escolha muito difícil, por isso é atribuído a 2 atletas do mesmo clube: Angulo e Caicedo. Grandes craques. Treinador: Carlos Azenha. Tirando o Guarda-Redes, levou uma técnica revolucionária para a Luz. Oito jogadores a defender. Resultado: 8-1! E havia quem o quisesse levar para o Benfica... Jogador Revelação: André Marques. Não há no Mundo inteiro outro lateral como ele. Treinador Revelação: Carlos Azenha. É tão bom e tão moderno (boné...), que merece 2 distinções. E não me canso de ver aquela cabazada.
Outras Modalidades
Piloto do ano: Armindo Araújo. Campeão do Mundo e está tudo dito. Atleta do ano: Nélson Évora. Treinador do ano: Henrique Vieira. Equipa do ano: Equipa de basket do Benfica. Fizeram uma época fantástica: sem perder na fase regular e com apenas 4 derrotas em todas as competições nacionais.
Desporto Internacional Atleta do ano: Usain Bolt Piloto do ano: Sebástien Loeb
Sub-Região Galega
Craque do ano: Tomás Costa e Prédiguer. De classe mundial. São tão bons, mas tão bons, que nem os mostram para não assustar a concorrência!!!
Wrestling Atleta: Bruno Alves. O pai diz que ele não é maldoso, mas eu e quase toda a gente com 2 olhos, achamos o contrário... Dupla ou Tag Team: Sem surpresas, não é? Givanildo de Sousa (aka homenzinho verde, aka Hulk) e Sapunaru. Treinador: Jorge "Bicho" C(B)osta. Quando ele se for embora desta cidade, o ar passa a ser mais puro.
Jogador de Andebol: Cristian Rodriguez. Piloto do ano: Afonso Ribeiro, motorista do Papa. A maneira como ele se esquiva dos jornalistas que se atiram para cima do papamobile, é digna dos livros de escola de condução. Será que o famoso Catatau estará interessado num capítulo??? Medroso do ano: Professor Juju. Nem a Naval (que defendeu que se fartou), jogou tão na retranca. Aliás, é sempre assim com o Prof., tem mais medo que vergonha. Cuspir no prato onde já comeu (anos a fio), sabe ele. Coragem, nenhuma! Lacaio Raivoso: Jorge Olimpio Bento. Tentou até onde pôde fazer a vida negra ao Prof. José António Silva, que apenas queria ir treinar uma equipa de Andebol.
ESPECIAIS
Cabeçudo do ano Rui Santos. Prémio vitalício. A sério, alguém já o viu de perto? E viu o tamanho daquela cabeçorra???
Chiquérrimo, táver???? Dias Ferreira. No clube dos condes e viscondes táver?, é só classe. Tanta classe, mas tanta classe... Pormenor insignificantezinho: Doutor, palitar os dentes em directo na TV é tão possidónio, sei lá, táver????
Palhaço do ano José Eduardo Bettencourt. Responsável por grandes momentos humorísticos este ano. Que siga por esse caminho, que a malta precisa de uma boa gargalhada.
Idiota do ano José Eduardo Bettencourt. Quando não está na palhaçada, é com cada pérola de sapiência, que me deixa de boca aberta. Enumerá-las levaria um dia inteiro...
Cretino do ano Prof. Manuel Machado. Levar 6 batatas e chamar nomes a quem lhas deu, é muito elegante. Deve estar a preparar-se para vôos galegos...
Gordo do ano Prof. Manuel Machado. Ou como uma lipoaspiração pode correr mal. Tanta vaidade para quê???? Um cretino é um cretino e um gordo é um gordo!
Esclerosado do ano Eduardo Baboso. O que esperar do sobrinho do bochechas????
A branca consome o cérebro Miguel Sousa Tavares. O filho do lendário tareco, tanto dá na branca, que já não tem nada lá dentro. Há muitos anos.
Família e bem estar Sr. dos gazes. Tanto conselho matrimonial, não pode passar sem prémio. E não nos esqueçamos dele pelo que incentiva a indústria chocolateira da Galiza....
Pinóquio 1º Ministro. Nem digo mais nada....
Maturidade Democrática Para o povo de Felgueiras e Marco de Canavezes.
Canal de TV BenficaTV. Excelente mesmo. Mostra tudo o que é o Universo Benfiquista, sendo bem mais do que um mero canal que se limita ao futebol profissional. Com grandes profissionais, grandes programas e muito, mas muito Benfiquismo!!!
Programa de TV Debate na BenficaTV. Como não posso ver em directo, gravo sempre e não perco um. Ali fala-se verdade, malha-se na canzoada e exalta-se o Benfica. Autêntico serviço público.
Golo do ano Fácil. Antes de se reformar, El Conejo tem deixado várias prendas. A melhor foi esta:
Canção do ano Palavras para quê? O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Spótem,aquele que palita os dentes ao vivo na TV, não sabe a letra da marcha do clube. E o Bettencourt vai muito bem nas maracas:
Locutor do ano José Carlos Soares. Ok, o termo estará um pouco fora de moda, mas eu não encontro outro melhor. Ninguém como ele grita um golo do Benfica:
Outro dos grandes motivos para ver a BenficaTV. É até perder o fôlego!!!